Encaixe de palavras /frases / trechos
O professor retira do texto (meio ou final) certas expressões, deixando o espaço em branco. Abaixo ou antes do texto, coloca as expressões retiradas entre outras semelhantes. O aluno escolhe e assinala as expressões e preenchem adequadamente os espaços vazios.
Perguntas antecedendo a leitura
As perguntas têm o fim de despertar o interesse em relação a determinada informação, ou seja, de orientar a leitura.
Antes de apresentar o texto, fazer algumas perguntas para as crianças responderem oralmente. As perguntas são específicas e devem ter um conteúdo não conhecido pelos alunos. Em seguida, apresentar o texto contendo os dados necessários. No final, discutir as questões iniciais.
Correspondência título/texto
Mostrar um título e dois ou três textos. O aluno, após ter lido cada um deles, diz qual é o que corresponde ao título
a) apresentar três ou quatro títulos e um texto para o aluno indicar qual o título que corresponde ao texto;
b) apresentar vários títulos e vários textos para fazer a correspondência entre eles.
Correspondência Manchete /notícia
Recortar manchetes de algumas notícias. Colocá-las todas juntas numa folha de papel. Colar as notícias correspondentes todas juntas, porém numa ordem diferente da ordem das manchetes. O aluno faz a correspondência da manchetes com as notícias.
Correspondência ilustração /conteúdo
Apresentar uma ilustração e dois ou três textos. As alunos, após terem lido cada um dos texto, indicam qual deles corresponde à ilustração.
Outra possibilidade: apresentar duas ou três ilustrações e um texto. Deve ser apontada a ilustração que corresponde ao texto.
Correspondência trecho/texto
Dar um pequeno trecho (um ou dois parágrafos) e três textos diferentes para o aluno ler . O trecho deve estar relacionado a apenas um dos textos. Em seguida, deve-se fazer a correspondência.
Correspondência trecho/livros
Digitar um trecho de um determinado livro. Entregar ao leitor quatro ou cinco livros (pequenos) para que ela descubra de qual foi retirado o trecho.
Textos manchados ou apagados
Apagar algumas letras de algumas palavras, no final das linhas. O aluno, ao ler, deverá escrever as letras que estão faltando, para completar as palavras devidamente.
Falso ou verdadeiro?
Apresentar uma tabela, gráfico, mapa, tira de história em quadrinhos ou foto e pedir que os alunos observem todos os detalhes. A seguir, eles lêem algumas afirmações relativas ao(s) texto(s) e assinalam qual a afirmação é verdadeira (ou falsa). Pode-se pedir, também, que justifiquem sua(s) escolhas(s).
Seqüenciar partes de textos
O professor prepara, numa folha, um texto montado com frases ou trechos, fora de papel, fora de ordem; em outra folha colar todas as respostas, também fora de ordem. A criança recorta os pedaços e cola na ordem certa.
Variação: pegar um entrevista, recortar todas as perguntas e colocá-las numa folha de papel, fora de ordem; em outra folha colar todas as respostas, também fora de ordem; o aluno deve fazer a correspondência resposta / pergunta e, se for possível, colocar as perguntas em ordem.
Classificação
Dar vários textos pequenos, sem títulos, para serem lidos e classificados de acordo com um ou mais critérios referentes ao conteúdo.
Exemplo: apresentar dois textos sobre animais, dois sobre flores e outros dois sobre brinquedos, todos misturados. Pedir ao aluno que leia todos eles e agrupe-os do jeito que achar melhor. Atenção! Os alunos podem descobrir outros critérios e realizar a classificação de outra forma. Nesse caso, é bom pedir que expliquem como fizeram.
FONTE:http://colegioadventistadeniteroiadministra.blogspot.com/2008/04/atividades-para-aprofundamento-da.html Acessado em 06/10/2009
O professor retira do texto (meio ou final) certas expressões, deixando o espaço em branco. Abaixo ou antes do texto, coloca as expressões retiradas entre outras semelhantes. O aluno escolhe e assinala as expressões e preenchem adequadamente os espaços vazios.
Perguntas antecedendo a leitura
As perguntas têm o fim de despertar o interesse em relação a determinada informação, ou seja, de orientar a leitura.
Antes de apresentar o texto, fazer algumas perguntas para as crianças responderem oralmente. As perguntas são específicas e devem ter um conteúdo não conhecido pelos alunos. Em seguida, apresentar o texto contendo os dados necessários. No final, discutir as questões iniciais.
Correspondência título/texto
Mostrar um título e dois ou três textos. O aluno, após ter lido cada um deles, diz qual é o que corresponde ao título
a) apresentar três ou quatro títulos e um texto para o aluno indicar qual o título que corresponde ao texto;
b) apresentar vários títulos e vários textos para fazer a correspondência entre eles.
Correspondência Manchete /notícia
Recortar manchetes de algumas notícias. Colocá-las todas juntas numa folha de papel. Colar as notícias correspondentes todas juntas, porém numa ordem diferente da ordem das manchetes. O aluno faz a correspondência da manchetes com as notícias.
Correspondência ilustração /conteúdo
Apresentar uma ilustração e dois ou três textos. As alunos, após terem lido cada um dos texto, indicam qual deles corresponde à ilustração.
Outra possibilidade: apresentar duas ou três ilustrações e um texto. Deve ser apontada a ilustração que corresponde ao texto.
Correspondência trecho/texto
Dar um pequeno trecho (um ou dois parágrafos) e três textos diferentes para o aluno ler . O trecho deve estar relacionado a apenas um dos textos. Em seguida, deve-se fazer a correspondência.
Correspondência trecho/livros
Digitar um trecho de um determinado livro. Entregar ao leitor quatro ou cinco livros (pequenos) para que ela descubra de qual foi retirado o trecho.
Textos manchados ou apagados
Apagar algumas letras de algumas palavras, no final das linhas. O aluno, ao ler, deverá escrever as letras que estão faltando, para completar as palavras devidamente.
Falso ou verdadeiro?
Apresentar uma tabela, gráfico, mapa, tira de história em quadrinhos ou foto e pedir que os alunos observem todos os detalhes. A seguir, eles lêem algumas afirmações relativas ao(s) texto(s) e assinalam qual a afirmação é verdadeira (ou falsa). Pode-se pedir, também, que justifiquem sua(s) escolhas(s).
Seqüenciar partes de textos
O professor prepara, numa folha, um texto montado com frases ou trechos, fora de papel, fora de ordem; em outra folha colar todas as respostas, também fora de ordem. A criança recorta os pedaços e cola na ordem certa.
Variação: pegar um entrevista, recortar todas as perguntas e colocá-las numa folha de papel, fora de ordem; em outra folha colar todas as respostas, também fora de ordem; o aluno deve fazer a correspondência resposta / pergunta e, se for possível, colocar as perguntas em ordem.
Classificação
Dar vários textos pequenos, sem títulos, para serem lidos e classificados de acordo com um ou mais critérios referentes ao conteúdo.
Exemplo: apresentar dois textos sobre animais, dois sobre flores e outros dois sobre brinquedos, todos misturados. Pedir ao aluno que leia todos eles e agrupe-os do jeito que achar melhor. Atenção! Os alunos podem descobrir outros critérios e realizar a classificação de outra forma. Nesse caso, é bom pedir que expliquem como fizeram.
FONTE:http://colegioadventistadeniteroiadministra.blogspot.com/2008/04/atividades-para-aprofundamento-da.html Acessado em 06/10/2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário